Skip to content

13ª Parada do Orgulho GLBT

13 junho, 2009

Amanhã acontece a 13ª edição da Parada do Orgulho GLBT aqui em São Paulo. Ela acontece todo ano no domingo pós-Corpus Christi, e os números impressionam: é o maior evento turístico da cidade, a maior parada gay do mundo e, na última edição, reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Apesar de muitos criticarem, dizendo que o evento perdeu o caráter de militância e virou uma grande festa a céu aberto, devemos levar em conta de que são quase quatro milhões de pessoas que, se não são todas homossexuais e simpatizantes, pelo menos não são preconceituosas e homofóbicas, e estão lá apoiando a causa de alguma forma. Óbvio que o ideal seria que 100% da população adotasse essa postura, mas como sou otimista e tenho tendência a ver o copo meio cheio, já acho que é melhor do que nada.

parada

O Guia da Folha de ontem trouxe como matéria de capa um especial sobre a parada. O texto traz outros lugares bacanas para quem vier à cidade só para acompanhar o evento: tem restaurantes, bares, baladas, passeios e festas para se jogar.

Como a cidade recebe cerca de 400 mil turistas, a segurança é bem reforçada e a organização costuma ser bastante elogiada. Claro que deve haver um cuidado especial com carteiras, celulares e câmeras, mas isso é imprescindível em qualquer evento público de grande porte, não é mesmo?!

Devo confessar que nunca tive a oportunidade de comparecer a uma das edições anteriores, porque sempre viajo neste feriado. Mas, como esta é a primeira vez que estarei por aqui (desde 2002!), pretendo dar uma passadinha!

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: