Skip to content

feiras de rua

15 junho, 2009

Um dos passeios que eu e minha mãe mais amamos fazer é visitar feiras de rua. Sabe essas feiras que enchem alguma rua ou praça com barracas, achados e bijus hipongas? Então.

Nós adoramos uma tranqueira e, para nossa sorte, São Paulo é bem recheada de feiras assim, que variam de acordo com o dia, meio como Londres. Vem comigo!  

giramundo na liberdade

giramundo na liberdade

Benedito Calixto – a feira, uma das maiores e mais famosas da cidade (senão a mais), é conhecida carinhosamente pelos seus frequentadores como ‘Benê’. Ela reúne antiguidades, roupas e achados, sessões para LPs antigos, praça de alimentação, livros e objetos de decoração; e acontece todo sábado na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Além da feira em si, outras atrações são os bares que ficam ao redor da praça, sempre cheios de jovens e gente bacana, especialmente no verão.
Praça Benedito Calixto | Pinheiros  

Liberdade – a feira do tradicional bairro oriental acontece aos sábados e domingos. Costuma ser bem cheia, e ter, além das quinquilharias típicas de qualquer feirinha, achados interessantes pertencentes às culturas japonesa, chinesa e coreana, principalmente nas lojinhas espalhadas ao redor (como artesenatos em lâmpadas e almofadas). Os restaurantes da região também têm boas opções – além dos sushis, sashimis e yakissobas que já conhecemos, costumam trazer boas surpresas (num chinês, certa vez, comi o melhor brocólis da minha vida, juro!). As barracas também oferecem guloseimas tradicionais, como o doce de feijão.
Praça da Liberdade | estação Liberdade do metrô, linha azul

+ a Camila Coutinho fez um guia de compras para quem quer se aventurar pelo bairro, não só em dia de feira. Vale a visita!

República – a feira acontece aos domingos, na praça da República. É a mais ‘hippie’ entre todas, com muitas roupas, bijus, artigos de artesanato e comidinhas. Faz uns bons anos que não vou, então não sei exatamente como está agora. Mas topo tudo com viés antropológico!
Praça da República | estação República do metrô, linha vermelha

Vão do MASP – também aos domingos, é bastante focada em antiguidades, com muitas opções e raridades. Tem várias barracas organizadas no vão, bons achados e um charme a mais: fica embaixo do museu, então dá para aproveitar o passeio para ver o que está rolando de exposição bacana. Superb!
MASP – Av. Paulista, 1578

Bixiga – é a minha favorita! Acontece aos domingos na região da Bela Vista (antigo Bixiga), e é repleta de antiguidades e velharias. Tem de um tudo: brinquedos, roupas, móveis, discos, livros, CDs, DVDs. Muitos dos expositores são os mesmo da Benê, que ficam lá de sábado e aqui de domingo. A diferença? A do Bixiga é ‘menos hype’ e os preços costumam ser mais em conta! Da última vez, comprei uma armação para meu óculos de grau do tipo wayfarer tartaruga em ótimo estado e paguei apenas vinte contos! Além disso, tem barracas com comidinhas (uma delas têm uma quiche de queijo ótima!) e restaurantes supertradicionais ao redor.
Praça Dom Orione | Bela Vista

Mapa do roteiro: São Paulo – feiras de rua 

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. mmurtas permalink
    15 junho, 2009 5:21 pm

    Show! Gostei muito da foto.
    Eu viajo nos relógios e bussolas antigas! ehehe.. Estive na Benedito, Liberdade e no Vão do MASP. Novos lugare pra conhecer agora! heeheh

  2. lais20 permalink
    18 junho, 2009 1:37 pm

    Um lugar excelente que você fatalmente conheceu na sua estadia em Londres é a enorme e variada feira de rua da Portobello Road! Lá você encontra desde relógios à cookies e frutas!!É sensacional! Vale a pena conferir num sabadão na cidade maravilhosa (que para mim não é o Rio, e sim London).
    Parabéns pelo blog!!

    http://atedebaixodagua.wordpress.com

Trackbacks

  1. easy like a sunday morning « gps: i love you

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: