Skip to content

são joão, acende a fogueira do meu coração!

23 junho, 2009

Amanhã é dia de São João! E essa constatação animada vem seguida de outra mais ainda: junho é época de festa junina!

Desde criança sou fissurada nessas festividades. Uma das primeiras musiquinhas que aprendi a cantar foi essa do título (juro! tem gravado em K7 e tudo, haha), e eu adorava vestir roupas típicas e cair na farra cheia de trancinhas e babados.

Com o passar do tempo, ganhei o direito de beber quentão e vinho quente (deglícia!), e perdi o de usar firulas e vestidinhos com estampa de chita (droga!). Mas as festas continuam por aí, e sempre valem uma visita!

chita2

O Guia da Folha traz serviço das festas que acontecem pela cidade. Já a transcrição fiel ao guia impresso traz informações ainda mais completas, ideais para seguir de roteiro.

Todo ano, quando chega a época de paçoca e pé-de-moleque (aaamo!), digo a meu namorado que estou feliz porque faz frio e tem festas juninas, com as bandeirinhas de triângulo feitas em papel de seda e as barracas de jogos lúdicos – gente, quão vintage é brincar de correio-elegante e pescaria? e ganhar um urso de pelúcia no tiro-ao-alvo, ou jogando argolas em garrafas vazias?! as crianças de hoje em dia só querem saber de msn e sms, blergh! :p

Mas enfim, em mais de seis anos de namoro, nós nunca conseguimos ir a uma quermesse juntos (quermesse é uma palavra muito fofa, não?!). E olha que eu tenho uma a um quarteirão de casa, na Igreja de Santo Antonio! Esse ano queríamos ir à da Igreja do Calvário, em Pinheiros, perto da Benedito Calixto, mas por uma bobeira minha nós não conseguimos. Felizmente vai até o dia 5 de julho, então iremos no outro fim de semana, para espantar o frio com muitas bebidas aquecidas e guloseimas calóricas.

Aproveitem enquanto ainda é tempo, a temperatura tem apenas um dígito e dá pra fazer fogueira! Porque arraial tem todo ano, mas com o tal do aquecimento global, quem garante que ano que vem ainda vai ter frio, não é mesmo?!

 

+ para ler:

Como surgiu a festa junina

Como organizar uma festa junina com seus amigos

Guloseimas Juninas (com receitas!)

Viva São João (com receita de bolo chiffon de paçoca)

Doces típicos para uma festa junina reinventada

 

+ um texto lindo-lindo da querida Má, ‘É São João’

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: