Skip to content

a dura poesia concreta de tuas esquinas

6 agosto, 2009
tags:

ana1

Matéria da Vida Simples de agosto:

“A matéria-prima são muros, paredes, divisões urbanas arranhadas, marcadas pelo tempo. Ana Ventura, a artista plástica portuguesa deste ensaio fotográfi co, decifra as fachadas e conta suas histórias, revela os personagens que ali habitam. Mostra o invisível do que é visível. (…) São desenhos delicados que exploram as muitas possibilidades que uma ranhura ou um descascado têm para sugerir uma história – sabendo que a graça está justamente em cada espectador recriar e enxergar outros enredos. Sempre que sai à rua, Ana leva sua máquina fotográfi ca. Depois de captar vários enquadramentos de locais em diversas cidades portuguesas, ela cria em casa a ilustração digital para cada fotografia. “Os muros fazem parte da nossa passagem cotidiana e não costumamos olhar de maneira mais atenta os detalhes”, diz a artista. Por isso Ana omite os títulos que pensou para cada uma das suas cenas, para que a gente possa imaginá-los. E propõe aquela boa brincadeira de adivinhação com as nuvens, agora para o que está aqui bem ao redor, mas que pode se transformar em muitos universos.”

soslover4

É tanto amor que ele se mostra até através do que, a olhos desatentos, é feio: uma rachadura, um arranhão, uma tinta lascada, um concreto descascado.

E eu passei o resto meu dia olhando tudo que era feio ao meu redor, para que ficasse potencialmente bonito, vendo poesia onde não tem, para criar. Fazer arte, ser artista.

ana2

Eu costumo ter olhos bem atentos para o que me cerca, especialmente intervenções urbanas e grafite: tudo que servir para deixar a cidade mais bela e o dia-a-dia das pessoas mais poético é válido.

E você, já transformou alguma coisa ao seu redor hoje?

A Ana Ventura . Boas inspirações!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: