Skip to content

alugue um amigo local!

20 agosto, 2009
tags:

Quando ainda trabalhava em agência, eu e minha então chefe (tão apaixonada por línguas, viagens e cultura quando eu) compartilhávamos um desejo secreto em comum: nosso emprego-sonho-dourado seria o de uma espécie de “guia turístico de luxo”, para ciceronear quem vinha de fora e queria conhecer o que há de mais interessante na poesia concreta destas esquinas. Eu, já acostumada a criar roteiros especiais de acordo com o perfil de amigos que recebo em terras paulistas (adoro ser anfitriã e mostrar quão linda e nada óbvia é minha cidade!), tinha o maior prazer em passar vários almoços com ela discutindo como faríamos a divulgação, em quais passeios levaríamos as pessoas, como seria nosso dia-a-dia… enfim, esse tipo de plano distante que a gente faz sonhando acordado, sem prazo de validade.

Mas num dia belo dia de outono, há uns três meses, ao folhear a Vida Simples, eis que encontro meu sonho em realidade: o Rent a Local Friend, projeto criado pela simpática Alice Moura, paulista que mora em Lisboa e teve essa mesma idéia que eu e minha chefe discutíamos, mas a colocou em prática: alugar “amigos locais” quando viajamos, para nos mostrar só o crème de la crème de cada destino, sem os pontos turísticos manjados e as roubadas típicas a que nos sujeitamos quando ainda não conhecemos bem um lugar. Meio a experiência do CouchSurfing, que eu já tinha citado aqui, mas de uma forma mais “oficial” – ter um amigo local disponível full time só para você!

local_friend

Além de Lisboa e Sampa, há representantes espalhados ao redor do mundo: tem no Rio, Londres, Paris, Barcelona, Miami, Havaí, Shangai, Porto, Nova Delhi… só escolher!

Ao perceber minha super empolgação com o projeto, a Alice me nomeou uma das representantes de São Paulo, e desde então estamos estudando novas formas de divulgação, não só para conseguir mais clientes, mas para tornar o Rent a Local Friend conhecido como uma opção segura, diferente e customizada de aproveitar melhor uma viagem.

Domingo saiu uma matéria na Revista da Folha só sobre ele, e, apesar de estar gerando uma ótima repercussão, ainda é uma gotinha no oceano: o projeto é superbaby, e toda ajuda para torná-lo “famoso” é bem-vinda! Afinal, uma boa idéia merece ser conhecida e acolhida, né? =)

6 Comentários leave one →
  1. Scheyla permalink
    24 agosto, 2009 11:19 am

    Adorei a idéia!! Assim podemos conhecer lugares que ee outra forma passariam despercebidos.. muito boa =)
    bju e boa semana!

  2. Marcos Alexandre Ricaldoni de Miranda permalink
    31 agosto, 2009 9:25 pm

    Sou de Belo Horizonte e gostaria de saber se já existe alguém que desenvolve esse trabalho aqui, como funciona, quais as necesidades e perfil para ser um anfitrião, etc. Sou muito interessado nesse tipo de contato; além de conhecer pessoas, culturas e hábitos diferentes, pode-se divertir juntos com essas pessoas e talvez até ganhar novas amizades.

  3. Renata de Souza Batista (ReNata Batista) permalink
    14 março, 2010 2:40 pm

    Olá!
    Estou pesquisando sobre o “Rent a local friend” e adorei a ideia! Sou de Cuiabá e moro no Rio, e adoraria ser cicerone de pessoas na cidade maravilhosa.
    Sou produtora cultural, sou comunicativa, adoro gente, gosto de passeios culturais e ecológicos, falo inglês e já ciceroneei um inglês no Rio ano passado.

    Enfim………. quase um currículo (heheheheheh!!!!!!!!!)

    Posso me candidatar?

    ReNata

  4. 20 março, 2010 10:34 am

    Ola tudo bem,
    Sou de natal, tenho o maior interesse em fazer parte desse seu projeto falo espanhol como faço para viabilizar aqui em natal por ser uma cidade turistica , adorei a ideia pode contar comingo

Trackbacks

  1. rent a local friend in são paulo « gps: i love you
  2. o meu destino é ser star « drops de anis

Deixe um comentário

