Skip to content

beatlemaniacs

9 setembro, 2009

Eu cresci ouvindo os garotos de Liverpool. A banda top favorita do meu pai (e de mointa gente!) não só permeou muito do meu imaginário infantil como lançou tendências, virou o mundo da música do avesso e influencia gerações há mais de 40 anos. E é por isso que hoje, mesmo morta de cansaço após vários dias trabalhando full time, eu não poderia deixar de vir aqui falar sobre eles: hoje, dia 09/09/09, é celebrado o Dia Mundial dos Beatles! =)

Para comemorar a data, os Beatles chegaram à era digital:  todos os álbuns da banda foram lançados em cópias remasterizadas e uma edição especial do game Rock Band só com o quarteto chegou às lojas à meia-noite de hoje. Como os ingleses adoram esgotar ingressos em frações de segundo e formar fila até para lançamento de nova coleção de roupas na TopShop, não é de se estranhar que quando o relógio deu doze badaladas já tinha um monte de gente interessada. Mas o motivo principal deste texto nem são esses lançamentos, e sim, como um bom GPS (rá!), guiar para os passeios mais legais que envolvem nossos besouros favoritos na terra da rainha. Vem comigo!

yellow_submarine2

Todo mundo sabe que Liverpool RESPIRA Beatles. Não é só o Cavern Club e a Penny Lane que devem muito da sua história à banda: a cidade inteira tem espalhadas por toda parte referências aos seus mais ilustres conterrâneos.

Mas se você, como eu, ficar restrito à capital inglesa e não tiver a chance de visitar a terra natal de John, Paul & cia, não fique triste: Londres também tem um montão de coisas sobre o quarteto mais famoso nascido na ilha. Para fã nenhum botar defeito!

O primeiro – e mais óbvio – passeio para quem estiver na cidade é a Abbey Road. A badalada rua, que inspirou o nome do estúdio onde foi gravado um dos mais famosos álbuns da banda (senão o mais) fica no charmoso bairro de Kilburn, área norte da cidade, arborizada e mais residencial, super fofita. O estúdio também tem as paredes recheadas de mensagens deixadas pelos fãs e é um passeio bem antropológico. Mas não se iluda: a Abbey Rd. em si é bem movimentada e tirar a tal da foto atravessando a rua não é tarefa fácil – com certeza vai ter mais um monte de gente passando com a mesma idéia, carros buzinando e todo um fuá (como até brincou o comercial do game). Mas super vale a pena: é um progama de turista do tipo tem-que-fazer! (eu fiz e tenho foto turistete para comprovar, haha)

Próxima à famosa rua e vizinha ao museu de Sherlock Holmes também podemos encontrar a Beatles Store, na Baker St. E se o que você procura é um montão de souvenirs para presentear familiares e amigos, esse é o lugar: lá tem de um tudo com a banda estampada, desde os básicos chaveiros e camisetas até surpresinhas mais diferentosas, tipo bolsas de couro, bonequinhos e óculos redondos à la John-Lennon-fase-hippie.

Mas quer saber qual passeio, de todos que fiz, que mais me emocionou? A British Library! E antes de você perguntar o que a biblioteca nacional poderia ter a ver com os Beatles, eu explico: lá eles têm uma área em que há os rascunhos de algumas músicas deles (sim, escritos, rabiscados, imaginados e organizados pelos próprios!). Lá, além de vermos as primeiras versões de algumas músicas, como Help! (aaaaamo!) e Yesterday, há fones para ouvi-las enquanto se acompanha a letra. Sabia que Paul sonhou com a melodia de ‘Yesterday’ mas não tinha a letra, e no começo ela se chamava ‘Scrambled Eggs’? Pois é pois é pois é, OVOS MEXIDOS! E o início dela era assim (tem que ler no ritmo): “Scrambled eggs (oh my baby how I love your legs)…” Demais néam? 
(mesmo sabendo disso eu fiquei super emocionada ao ouvir a música acompanhando os rabiscos iniciais de Paul – ela é uma das favoritas da minha mãe e eu já estava há vários meses longe de casa)

Nem lembro onde eu li sobre esses documentos estarem na biblioteca, mas sei que é um passeio pouco divulgado (oi? quem vai à biblioteca de uma cidade quando está de férias turistando?), então achei que seria bacana divulgar, porque para quem é fã de carteirinha é um passeio interessante mesmo. Procurando maiores informações a respeito li que tem mais um manuscrito inédito de George Harrison que vai ser exposto lá, então é uma desculpa para eu voltar!

 

Para quem quiser maiores informações sobre outros passeios:

Beatles em Londres

London Beatles Walks (serviço na cidade com vários passeios para quem quiser conhecer os principais locais relacionados à banda, com guia turístico local)

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Scheyla permalink
    11 setembro, 2009 10:00 am

    Amooo Beatles mas não sabia que 09/09/09 era o dia deles =/
    E viva a boa música!!
    bju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: