Skip to content

qualquer coisa além de beleza

5 outubro, 2009

“(…) Franz disse: ‘na Europa, a beleza sempre foi intencional. Havia sempre um fim estético e um plano de longa duração; foram necessários séculos para edificar segundo esse plano uma catedral gótica ou uma cidade do Renascimento. Já a beleza de Nova York tem uma origem completamente diversa. É uma beleza não-intencional. Nasceu sem premeditação por parte do homem, como uma gruta de estalactites. Formas, feias em si mesmas, encontram-se por acaso, sem nenhum plano, em vizinhanças improváveis onde brilha de repente uma poesia mágica.
(…) Talvez a beleza não-intencional de Nova York seja muito mais rica e mais variada do que a beleza austera demais e elaborada demais nascida de um projeto humano.'”
(trecho de ‘A insustentável leveza do ser’, de Milan Kundera)

sampa1

Faço minhas as palavras de Franz. Não para NY, que infelizmente ainda não tive a chance de conhecer, mas para São Paulo mesmo, que acredito ter certas particularidades em comum com a cidade americana.

Uma metrópole que cresceu desordenadamente, que não tem planejamento, não é cercada por praias, nem presenteada com belezas naturais. É nascida do caos, da desordem, da ocupação desenfreada. Mas que tem poesia exatamente no seu descompasso. Como disse Ivi, com o samba da bênção: a beleza da cidade está exatamente em não ser bela. “Uma cidade linda, e daí? uma cidade tem que ter qualquer coisa além da beleza.”

To-da vez que caminho por aqui me pego pensando nessas coisas, na beleza escondida, na qualquer coisa de saudade. Na dura poesia concreta de tuas esquinas, como já descreveu tão bem Caetano, em “Sampa”. Que podem dizer clichê ou o que for, mas nenhuma música define tão bem a cidade como essa. Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: