Skip to content

Rio 40ºC

10 novembro, 2009
três_mariasHoje o ‘amigos viajantes e viajados’ vem em dose dupla (ou tripla, com participação especial da Marie!): o guia é meu e da Lissa! =) 
 
Ela foi minha master-anfitriã no Rio nos últimos dias, e nós curtimos momentos de muuuito sol e calor (com o Rio 40ºC literalmente, já que no sábado chegou a 40,2ºC!), mil passeios e uma energia incrível!
 
Este mini-guia foi feito a quatro mãos: eu tinha dito a ela algumas coisas que queria visitar (o centro histórico, o evento da Melissa e o brechó), e ela se encarregou de organizar tudo e mais um pouco, com outras coisinhas que ela achava bacana também. Vem com a gente!
 
sexta – passeio pelo centro do rio
  
– próximo à estação de metrô do Catete fica o Museu das Telecomunicações, criado pelo instituto Oi Futuro. Apesar de por fora ter a arquitetura neoclássica, mais característica do centro antigo, por dentro ele é todo contemporâneo e moderninho (lembra o nosso Itaú Cultural, na Paulista), e como o próprio nome já diz, conta um pouco da história das telecomunicações. Nós chegamos tarde e não pudemos ver muita coisa, mas a Lissa disse que é superbacana, e, além do acervo, há exposições itinerantes também, no segundo andar.
 
 – o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio lembra o de São Paulo na localização (também no centro histórico), na arquitetura antiga e nas exposições sempre com ótima curadoria! Nós vimos duas muito boas, uma com jogos de luz e sombra, de Regina Silveira, e outra sobre a arte argentina contemporânea, Argentina Hoy.
 rio1
 – pertinho do CCBB temos ainda mais dois espaços que valem a pena conhecer: o Centro Cultural dos Correios e a Casa França- Brasil. Localizados num ‘bequinho’ super charmoso, próximo ao porto, os dois centros também têm como ponto forte a arquitetura belíssima e boas exposições em cartaz. A poucos metros fica a Igreja da Candelária (onde infelizmente aconteceu a famosa tragédia da chacina). O passeio todo é muito gostoso, mas, como todo centro de cidade, costuma ser mais perigoso, então é bom frisar que nenhum cuidado é demais, né?  

– ainda no centro há outro lugar que não se pode deixar de visitar: a Confeitaria Colombo. Há 115 anos na Gonçalves Dias, é como entrar num túnel do tempo: estão lá todo o glamour de outros tempos, o charme irresistível de um bom café, infinitas opções de docinhos, chás e guloseimas. Para dar uma pausa merecida, ver o tempo passar e se deleitar com um intervalo na correria do dia-a-dia.  

 

rio2  

 
sábado – passeio por santa teresa
– nós fomos até a Jelly de Ipanema pegar a van da própria Melissa até o evento. Eu já tinha postado vários links aqui sobre ele, agora seguem as impressões: se puder, vá!
melissaO evento, que comemora os 30 anos de sonhos de plástico, fica num casarão incrível em Santa Teresa, com uma vista absurda do Rio (ainda mais com o dia lhiiindo que fez no sábado!). Com curadoria da Erika Palomino, a exposição está super bem montada e desperta mil desejos – eu e Lissa ficamos com vontade de levar tudo pra casa! Cada quarto conta um pouquinho da história da marca: há os próprios calçados expostos, as caixas, os comerciais antigos… Fica nítida a impressão de que tudo foi feito com muito carinho e cuidado, dá até dó de saber que fica só até dia 15 e que depois tudo vai ser desmontado!
Os banheiros são um capítulo à parte, lindos e cheios de coisinhas! Fora o quarto da Melissa mesmo, montado como se fosse onde ela moraria, um quarto de menina com tudo que faz parte de seu universo… a Lissa quase ficou por lá pra sempre, tive que puxar pelo braço! rs =]

No final ainda há uma ‘mini-fábrica’, que dá Melissinhas de brinde aos visitantes! Uma coisa!

– outro passeio que fizemos pelo bairro, bem próximo ao evento, é ao brechó Eu amo vintage. Acompanho o site/blog há um tempo e sempre quis conhecer, e dessa vez conseguimos (confesso que nos perdemos um pouco pelas ruazinhas confusas de Santa Teresa, mas no fim deu tudo certo!). Quem nos recebeu superbem (com mate gelado e tudo!) foi a Débora, vendedora simpática e atenciosa. O brechó, queridinho de descolados e celebridades mais alternativas, tem um acervo bem selecionado e fica num bonito casarão, no caminho do bonde. Tudo no espaço é cuidado em cada detalhe, em cada objeto retrô, em todo cantinho. Também tem um gato preguiçoso que faz companhia na nossa garimpagem e exposições itinerantes que se alternam no banheiro. Eu saí de lá super feliz com uma graça de jaquetinha!

– outro passeio que fizemos no próprio sábado foi na Tijuca: a feirinha da praça Saens Pena. Como toda boa feira de artesanatos, tem de um tudo: muitas opções de barraquinhas com bolsas, sacolas, obejtos de decoração etc. Para voltinhas descompromissadas!

santa teresa

Ainda fiquei mais um dia por lá, e fizemos um passeio tão tão tãaao legal que vai ganhar um post próprio, para outro dia!

Lissa, esqueci de algo? ;*

 

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Marina permalink
    11 novembro, 2009 10:22 am

    Adoro cariocas e adoro o Rio. Deve ter sido ótimo!
    beijocas

  2. 12 novembro, 2009 11:06 am

    eeeeeeee!!! foi tudo uma delícia, com gostinho de quero mais ;}

  3. Scheyla permalink
    13 novembro, 2009 9:09 am

    Adorei o post!! E a cachorrinha tbem é uma fofa =)
    bju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: